SEMI2

Seminários Seminais

Seminários de Divulgação Científica do IST-Tagus

Resumo

  • 14 de Abril
    A Física Quântica no Início do Século XXI
    por José R. Croca                                                                                               


                                                                                                                                                     


A física linear herdeira da tradição galilaica, depois de cerca de quatro séculos de êxitos, atingiu o seu limite de capacidade explicativa e preditiva. Uma nova abordagem da física do complexo, do não-linear está presentemente emergindo, nomeadamente no que se refere à Física Quântica não-linear.

Para que melhor se possa compreender esta nova Física Quântica não-linear será apresentada em traços muito gerais a Mecânica Quântica Ortodoxa de cariz linear, seus fundamentos conceptuais e formais com especial referência para a ontologia de Fourier e consequentes relações de Heisenberg e ainda os ditos paradoxos que daí resultam quando se pretende seguir uma visão causal e local.

 

Posteriormente será apresentado nas suas linhas básicas a nova Física Quântica não-linear na tradição do grande físico francês Louis de Broglie. Ao rejeitar a ontologia de Fourier do primado das ondas harmónicas infinitas no espaço e no tempo desprovidas de existência física real, tira partido da recentemente desenvolvida análise local por onduletas resultando daí umas relações de incerteza mais gerais que contêm do ponto de vista formal as de Heisenberg como um simples caso particular.

 

Experiências concretas que falsificam a validade geral das relações de Heisenberg serão também apresentadas. Estas experiências mostram que existe todo um universo experimental não descrito por elas. De igual modo serão discutidas propostas de experiências concretas acerca da natureza das ondas de matéria e ainda as importantes consequências tecnológicas que daí podem advir num futuro próximo.

 

Contactos

Se gostaria de contribuir com uma apresentação ou sugerir um orador a convidar, contacte amoura@math.ist... ou cnunes@math.ist...